Gestão Ambiental na Construção Civil

A indústria da construção civil é um segmento de grande importância na economia nacional, tendo registrado um crescimento de 9,5% no primeiro semestre de 2022 e, por consequência, contribuído de forma significativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo dados do CAGED, o setor foi responsável pela geração de 13,8% das vagas de empregos formais no Brasil durante o primeiro trimestre de 2022.

Embora esteja em pleno crescimento o setor enfrenta problemas como o alto custo da mão de obra qualificada, taxas de juros elevadas e a falta ou alto custo dos insumos. Frente à realidade do setor, a gestão ambiental na construção civil contribui com o crescimento sustentável, com a redução de custos e riscos.

A gestão ambiental nas obras tem como vantagens: a redução do consumo de recursos, do desperdício de matérias primas, do risco de acidentes de trabalho, da ocorrência de danos ambientais, na quantidade de resíduos gerados e a apresentação de soluções eficientes de gerenciamento dos resíduos sólidos da construção civil, bem como a manutenção da documentação ambiental da obra.

O acompanhamento da documentação ambiental é imprescindível para regularidade da obra, somente com a manutenção correta da licença ambiental de instalação (LAI) é que a licença ambiental de operação (LAO) poderá ser emitida e o empreendimento estará apto para obter habite-se, estar devidamente registrado e poder ser vendido com financiamento bancário.

A aplicação da gestão ambiental em obras é sinônimo de segurança e eficiência, que tem como consequência melhores resultados e a imagem de uma empresa sustentável com responsabilidade ambiental.

Compartilhe esse conteúdo
Email
Facebook
WhatsApp
up-arrow